João Gilberto em 1962 (acervo Walter Silva) |
O quadro Interferência, que apresento no programa "Você é Curioso?", levado ao ar aos sábados na Rádio Bandeirantes, destacou o programa "Picape do Picapau".
Foi nesta atração, conduzida pelo saudoso radialista Walter Silva, que João Gilberto foi apresentado ao público, com o lançamento de "Chega de Saudade".
"Quando Adail Lessa levou, naquele fevereiro de 1959, os discos da EMI e, entre eles o 'Chega de Saudade', Walter Silva ouviu e, assim que a música acabou, dirigiu-se ao operador Vicente Lozi e pediu para que tocasse de novo a música. Ao terminar de ser executada pela segunda vez, o radialista teria se pronunciado de forma entusiasmada: 'Estamos aqui diante de um fato realmente novo. A melodia é nova, a harmonia é nova, o ritmo é novo, a interpretação é nova e a letra é nova. Tudo aí é novo. Eu acredito que esteja nascendo aí uma nova era para a Música Popular Brasileria'.
Este relato foi deixado pelo próprio Walter Silva em depoimento ao pesquisador Flávio Porto, para o departamento Multimeios do Centro Cultural São Paulo, em 1983.
Acompanhe um pouco mais dessa história no vídeo abaixo:
No episódio do podcast Peças Raras, disponível também em agregadores de áudio como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Castbox, você confere uma edição mais completa com outros momentos da apresentação de João Gilberto em 1962, transmitida via "Voz da América" para o rádio brasileiro. Ao clicar no player abaixo, você ouve esse episódio especial.