domingo, 8 de dezembro de 2013

Vida Alves relembra e filhos dos colaboradores revivem o Clube do Papai Noel

Da esquerda para a direita: Silvania Alves, Marcelo Abud,
Lucas, Marcelo duarte, Gilmar Lopes, Eduardo
(foto: Débora Raposo)
Nesta edição do quadro comandado por mim todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, Vida Alves relembra da importância que o Clube do Papai Noel teve na carreira dela. Na sequência, a reconstituição traz o “peça rarinha” Lucas Teodoro, de 6 anos, na interpretação de uma música de One Direction, e Eduardo Lopes, o "e-farsinha", cantando Jingle Bells em inglês e "japonês". Ouça no player abaixo:

 
(se o player não estiver visível, clique aqui)

Veja também o vídeo com a participação dos meninos:




Clique aqui e acompanhe ainda as fotos nos bastidores e estúdios da Rádio Bandeirantes.


O Clube do Papai Noel estreia em 20 de julho de 1937, uma terça-feira, às 16h15, na Rádio Difusora de São Paulo. Idealizado por Fernando Getúlio Costa, a atração é destinada às crianças e inicialmente tem apresentação de Itá Ferraz. Alguns dias depois, Homero Silva passa ao comando do show.

O Clube dava direito à carteirinha e, até, assistência médica aos associados. Durante a semana, o programa toca discos, a pedido dos sócios mirins, e, aos domingos, eles mesmos cantam, representam e recitam poesias...


Homero Silva se torna ídolo das crianças paulistanas e o programa chega a ser apresentado também na TV Tupi. Entre os talentos que passam pelo Clube, ainda crianças, destacam-se Hebe Camargo, Erlon Chaves, Wilma Bentivegna, Wanderley Cardoso e Vida Alves.

Ouça aqui as outras edições do Interferência.


domingo, 3 de novembro de 2013

Interferência - Neguinho e Juracy, de Hélio do Soveral

Marcelo Abud, Silvania Alves e Marcelo Duarte
reconstituem as cenas de Neguinho e Juracy.
Por mais de duas décadas, Helio do Soveral escreveu as histórias do Teatro de Mistério, que entrou no ar em 1958 pela Rádio Nacional do RJ.

Aqui, destacamos outro tipo de texto do saudoso autor, que deixou a cena em 2001. Marcelo Duarte dá voz a Neguinho e Silvania Alves, a Juracy. Conheça o programa e viva as “Cenas Domésticas de um Casal Incompreensível”. De quebra, eu atuo como contra-regra, no comando de uma máquina de escrever.

Além de Ele, um marido facilmente irritável, e Ela, a esposa mais carinhosa do mundo, as histórias contavam com Mister John, o “amigo” da casa. Estas personagens foram vividas diariamente nos microfones da Rádio Tupi do RJ, por Paulo Gracindo, Nancy Wanderley e Restier Junior. Ouça no player abaixo ou neste endereço



As cenas do Neguinho começaram a ser apresentadas em um programa da Rádio Nacional chamado Tabuleiro da Baiana. Inicialmente os textos foram assinados por José Mauro. Na mudança de Paulo Gracindo para a Tupi, Helio do Soveral assume os roteiros diários recheados de cenas cômicas.

Ouça todas as Interferências que já foram ao ar no "Você é Curioso?".


A máquina de escrever utilizada na sonoplastia do quadro.




sábado, 26 de outubro de 2013

Interferência - Homenagem a Salomão Ésper

Repare na pilha de jornais e livros em
primeiro plano. Havia mais na mala
que sempre acompanha o apresentador.
Eu também estive no estúdio
para celebrar esse momento
memorável do rádio brasileiro


No sábado, 26 de outubro de 2013, comemoramos o aniversário de 84 anos de Salomão Ésper com um programa inteiramente dedicado ao apresentador do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

O "Você é Curioso?" se transformou em "Esta é a sua Vida", programa que era comandado pelo saudoso J. Silvestre na TV. A edição inteira está disponível aqui.

No player, você acompanha a edição do quadro Interferência em versão exclusiva, já que no programa o mesmo foi abreviado, em função das tantas personalidades e familiares que manifestaram o carinho que têm por Salomão. Caso o player não esteja visível, clique aqui.



Acompanhe outras edições do quadro que comando na Rádio Bandeirantes em www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com 


sábado, 5 de outubro de 2013

Interferência - Curiosidades Bandeirantes

Marcelo Abud (à esquerda), Vera Pasqualin e Marcelo Duarte
Ouça nesta edição do Interferência um radioteatro que reconstitui uma atração da década de 40 na Rádio Bandeirantes.


(se o player não estiver visível, clique aqui)

No início da década de 1940, José Medina (que ficou conhecido por filmes como Fragmentos da Vida) escrevia, atuava e dirigia no Teatro da Bandeirantes.

Uma das atrações conduzidas por ele naquele início da popularização da emissora é Curiosidades Bandeirantes. Cenas do cotidiano e reflexões sobre essas situações aparentemente triviais marcam, por exemplo, o enredo de Cinco Minutos.

Neste Interferência, reconstituímos justamente essa história. No estúdio da Rádio Bandeirantes, o apresentador do "Você é Curioso?", Marcelo Duarte, divide a interpretação com Marcelo Abud e Vera Pasqualin, bisneta de José Medina que desenvolve sua pesquisa de mestrado na ESPM sobre a obra desenvolvida pelo diretor no rádio.

Na versão original, o elenco contou com nomes como Jota Silvestre, Walter Forster, Aramis de La Torre, Vicente Leporace e Daise Fonseca, entre outros.

Ouça aqui as edições anteriores do quadro Interferência.

Abaixo, um anúncio sobre o radioteatro da emissora, extraído do site sobre a obra de José Medina.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Interferência: Zidane no Corinthians, Fato ou Boato?


O Interferência desse dia 7 de setembro foi em homenagem ao rádio de ontem e de hoje. Ouça no player abaixo:



Hoje em dia, quando surge um vídeo ou notícia estranha na web, recorremos ao E-Farsas, de Gilmar Lopes, que também integra o time de colaboradores do "Você é Curioso?". Isto é fato!

No final dos anos 1950,esse papel era desempenhado por Paulo Vitor. Pelos 1200 quilociclos da Rádio Piratininga, o repórter do Grupo Bandeirantes de Rádio, oferecia um minuto para que um entrevistado confirmasse ou negasse um fato divulgado pela imprensa da época. 

O quadro ia ao ar dentro do Rotativa no Ar, a partir das 8 da noite.  

Interferimos nesta história e contamos com a participação especial de Gilmar Lopes para desvendar os bastidores da informação que circulou na imprensa em 2009, de que Zidane estaria sendo contratado pelo Corinthians. Quem revela se esta história foi verdadeira ou farsa, fato ou boato, é o integrante do Na Geral, Beto Hora.

Ouça aqui todas as reconstituições do quadro Interferência. 


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Interferência - O Direito de Nascer

Capa de um dos exemplares da revista Radioteatro,
em que a radionovela foi publicada na íntegra, em 1952.
Nesta edição do quadro que conduzo todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, acompanhe uma adaptação livre da radionovela de maior audiência de todos os tempos, no Brasil: O Direito de Nascer.

A nova versão conta com um elenco de profissionais da Rádio Bandeirantes: Salomão Ésper (narrador), Marcelo Duarte (Dr. Alberto Limonta), Silvania Alves (Maria Teresa), Antonio Mier (Dr. Pezzi), Marcelo Abud (D. Rafael), Fernanda Albino (Dª. Conceição), Débora Raposo (Maria Helena), Laura Dal Rovere (Maria Dolores) e Chico Prado (Alfredo Martins).
Ouça no player abaixo ou clique aqui:

SOBRE A RADIONOVELA: 
Em 1952, depois de ter sido transmitida em Cuba e em alguns países latino-americanos, chega ao Brasil a radionovela O Direito de Nascer. 
A trama vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 8 da noite, pela emissora que era uma das mais ouvidas do mundo naquela época: a Nacional do Rio de Janeiro. 
Durante cerca de dois anos, as famílias de todo o Brasil se reúnem em torno do rádio para acompanhar o drama vivido pela jovem Maria Helena. 


sábado, 6 de julho de 2013

Interferência - Criação da Cadeia Verde-Amarela e Final da Copa de 58


Édson Leite, Fiori Giglioti e Pedro Luiz: integrantes da Cadeia Verde-Amarela em 1958.
Foto extraída do site Terceiro Tempo, de Milton Neves


Praça da Sé, no final da Copa de 62: a multidão
ouvia a transmissão da Rádio Bandeirantes e
acompanhava a movimentação em um painel luminoso.
A Copa das Confederações trouxe de volta ao ar a força da maior rede de rádio do país: a Cadeia Verde Amarela.

Nessa edição do Interferência, vamos aproveitar outro quadro do “Você é Curioso?” e apresentar 5 coisas que você precisa saber sobre... CADEIA VERDE AMARELA.

As informações foram extraídas da série de audiolivros Futebol é com a Rádio Bandeirantes.

Na reconstituição, Marcelo Duarte e Silvania Alves emprestam suas vozes em trechos do LP lançado pela Rádio Bandeirantes para comemorar a conquista da copa de 58 pela nossa seleção.
 


Se o player não estiver visível, clique aqui.

Ouça outras edições do quadro Interferência em www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com


domingo, 9 de junho de 2013

Interferência - Música & Alegria Kolynos e homenagem a J da Silva Vidal

O quadro Interferência, produzido por Marcelo Abud para o "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, traz Música & Alegria. A atração criada em 1964, quando Estevam Sangirardi trabalhava na gravadora Odeon, ficou 10 anos no ar.

Na sequência, uma singela homenagem a J da Silva Vidal, falecido na noite de 5 de junho. Dele, ouvimos um trecho do programa Brasil de Todos os Canto, com pesquisa e apresentação do radialista para o Projeto Minerva.

Ouça ambas as lembranças no player abaixo ou neste endereço:

 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Interferência - 90 anos de Lygia Fagundes Telles. Ouça o radioteatro Praia Viva

No próximo dia 19 de abril, a escritora Lygia Fagundes Telles completa 90 anos de idade.
Em comemoração à data, nessa edição do quadro Interferência resgatamos um radioteatro de 6 de agosto de 1944. Naquele domingo, o Teatro Bandeirantes levou ao ar a adaptação de José Medina para o conto Praia Viva, da autora.

Ouça no player abaixo uma releitura desse importante momento do rádio e da literatura.
 


Acompanhe a ficha técnica com o incrível elenco da versão original:


Rádio-teatro Bandeirantes – 6 de agosto de 1944

Título: Praia Viva                 Autoria: Ligia Fagundes

Adaptação, radiofonização e direção: José Medina
Personagems (por ordem da entrada):
Moça: Dorinha Bueno
Suzana: Vida Alves
Francisco: Walter Forster
Garoto: Walter Avancini
Pianista: Zico Mazagão
Pretinha: Rosalia Ferraro
Preta Velha: Tilde Serato
Voz Feminina: Helena Schmidt
Pai: Jota Silvestre
Contra Regra: Carlos Airton
Fundos Musicais: Vicente Leporace
Direção Geral: J. Medina

 

sábado, 2 de março de 2013

Interferência - Primo Rico, Primo Pobre

"E aquele sujeito muito rico recebe mais uma vez a infortuna visita daquele parente muito pobre"

O quadro de maior sucesso do humorístico "Balança mas não Cai", que fica no ar entre 1950 e 1967 no rádio e depois ganha uma versão televisiva, era o da dupla Paulo Gracindo, o primo rico, e Brandão Filho, o primo pobre.

No player abaixo, Silvânia Alves e Marcelo Duarte, apresentadores do "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, dão voz a mais um Interferência. Acompanhe o resultado.



O humor da época era ingênuo e inteligente. Ideal para que crianças e adultos permanecessem reunidos na sala, em torno do aparelho de rádio.

Acompanhe outras reconstituições e Interferências em www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com


 


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Interferência - Rádio Camanducaia

Nesta edição do quadro Interferência, apresentado todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, Marcelo Abud traz uma entrevista de Odayr Baptista. Ouça no player abaixo.

 
Baptista fala sobre a origem e a evolução de sua principal criação, a Rádio Camanducaia. Conheça como nasceu a ideia do nome da atração ainda nos anos 60 e de que forma a "emissora" passou pelas emissoras Jovem Pan (no genial Show de Rádio, de Estevan Sangirardi) e Bandeirantes (no final dos anos 1990).

Na sequência, tem a reconstituição da Rádio Camanducaia, com as atuações dos apresentadores do "Você é Curioso?" Marcelo Duarte e Silvânia Alves.

Ouça mais:
- Clique aqui e ouça uma edição da Rádio Camanducaia em sua época áurea. 

- Neste link, uma entrevista exclusiva com Odayr Baptista, que conta a trajetória profissional dele antes, durante e depois da Camanducaia.

- Acompanhe aqui outras Interferências com resgates de programas que marcaram época na Rádio Bandeirantes.