sábado, 5 de abril de 2014

Interferência - Jerônimo, o Herói do Sertão



No quadro Interferência, que conduzo todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, o destaque desta vez é "Jerônimo, o Herói do Sertão". No elenco da reconstituição de um dos episódios da saga que marcou o rádio e chegou a outras mídias estão, além de mim, os apresentadores do programa Marcelo Duarte e Silvania Alves e o colaborador Warde Marx. Ouça no player abaixo ou clique aqui




Download Music - Listen Audio - Interferência - Jerônimo H...


Assista aqui ao vídeo com os bastidores do Interferência.

De acordo com O Almanaque do Rádio, escrito por Ronaldo Conde Aguiar,...
"Jerônimo era filho de Maria Homem, uma mulher de pulso forte, que lhe ensinou a diferença entre o bem e o mal. O marido de Maria Homem, pai de Jerônimo, era um honesto estancieiro, cujas terras foram invadidas e tomadas por um latifundiário ganancioso e sem escrúpulos, o coronel Saturnino Bragança. O conflito transformou-se numa guerra, e o pai de Jerônimo acabou sendo covardemente assassinado.

A mulher não se abateu e acabou assumindo corajosamente a luta do marido, ganhando então o apelido de Maria Homem. O idealizador e redator de "Jerônimo, o Herói do Sertão", Moisés Weltman, um carioca nascido em 1932 que, desde jovem, se dedicou a escrever novelas e programas para o rádio.
Em 1953, em face do sucesso da novela "A Dama de Negro", apresentada pela Rádio Nacional, Weltman recebeu o Prêmio Revelação do Ano, o que lhe deu a oportunidade de mostrar o projeto a um patrocinador - The Sidney Ross Company, que já patrocinava "As Aventuras do Anjo". A proposta foi logo aceita.
As aventuras de Jerônimo, vivido na Rádio Nacional pelo radioator Milton Rangel, eletrizavam a todos, com enorme audiência. Sempre acompanhado do Moleque Saci (interpretado pelo radioator Cauê Filho) e por sua eterna noiva Aninha (a radioatriz Dulce Martins), o nosso herói tinha alguns inimigos de carteirinha, como o Caveira, um criminoso especializado na arte do disfarce, e o Cobra, um sujeito de maus bofes, assassino confesso e assaltante de bancos.
Jerônimo permaneceu no ar por exatos 14 anos e teve 3.276 capítulos! Jerônimo, o herói dos sertões ia ao ar às 18h35, de segunda a sexta-feira, logo após "As Aventuras do Anjo", num oferecimento de Melhoral."

Clique aqui e acesse os outros áudios da série Interferência.


Acompanhe também a edição especial do "Você é Curioso?" do dia 29 de março de 2014. Diretamente da Avenida Paulista, o programa reuniu um grande elenco (fotos abaixo) para reconstituir o antigo Miss Campeonato, sob o comando de Magalhães Jr. Ouça no player abaixo ou clique aqui:









Nenhum comentário:

Postar um comentário