domingo, 15 de novembro de 2020

Interferência: a história do programa Alpha By Night, por Cesar Rosa

O comunicador Cesar Rosa foi um dos primeiros locutores da Cidade FM em São Paulo. Nos anos 80 inaugurou um estilo novo  de apresentador de FM fazendo parte da equipe da Rádio Cidade. Na Jovem Pan 2, fez sucesso como  apresentador do programa São Paulo by Night, entre 1985 e 87. No mesmo gênero de programas com músicas menos aceleradas apresentou depois o Alpha By Night, na Alpha FM, de São Paulo, onde ficou até 1989.

Em 25 de Maio de 1989, foi para Portugal comandar o Cidade By Night, que mesclava músicas românticas e que transmitiam saudade.

O tema de abertura do programa era uma versão do tema do Blade Runner. Segundo o site www.saudadecidade.com, músicas como "Bed of Roses", de Bon Jovi foi um dos clássicos do programa. A página mantida por portugueses cita ainda que o Cidade By Night gerou 2 edições em CD que vinham dentro de uma caixa de madeira.

Esta história em detalhes você confere com o próprio Cesar Rosa, que está se dedicando ao livro e podcast "Atenção, Silêncio no Ar", em que conta a história do rádio FM em São Paulo.

Além de Rosa, você vai acompanhar como a Eldorado FM entra em Alpha com a cantora Céu, autora da música Coreto (Alpha by Night) e ver a locutora Walkíria Brit, que está à frente do programa tradicional criado em 1987 na Alpha FM há mais de uma década.

Você pode escolher se quer entrar em sintonia com todos os detalhes dessa história no vídeo acima ou então no podcast Peças Raras, disponível no player abaixo ou neste link.

Capa do livro que gerou o podcast, em que Rosa conta histórias e estórias do rádio FM

A primeira turma da Cidade FM de São Paulo, em 1980 (acervo pessoal de Cesar Rosa)
Em pé: Cesar Rosa, Rony Magrini, Flávio Aschar e Paulinho Leite.
Agachados: Carlos Towsend, Bob Floriano, Tavinho Ceschi e Celso Giunti


Nenhum comentário:

Postar um comentário