sábado, 20 de dezembro de 2014

Especial de Natal 2014 - Nascimento de Jesus, em trecho da Paixão de Cristo

A equipe do "Você é Curioso?" interferindo em estórias que fizeram história no rádio

Em 1959, a vida de Jesus foi radiofonizada por Giusepe Ghiaroni e apresentada em 7 capítulos durante a Semana Santa.
A paixão de Cristo era narrada por Cesar Ladeira e contava com todo o antigo cast de radioteatro da Nacional do Rio de Janeiro. Nessa fase de ouro, a emissora tinha uma centena de artistas contratados.
Celso Guimarães e Milton Rangel são apenas alguns dos grandes nomes que continuam vivos na memória de quem – à época - acompanhava religiosamente as dramatizações de rádio.
Para refletir sobre o verdadeiro significado do Natal, reviva nossa interferência em uma das passagens dessa história divina.

(Se o player não estiver visível, clique aqui para ter acesso ao áudio)


Nelson Wolter, nosso sonoplasta e maestro da mesa de som

sábado, 1 de novembro de 2014

Guerra dos Mundos ganha releitura

Elenco desse Interferência
(da esquerda para a direita) Sérgio Miranda, Marcelo Abud,
Silvania Alves, Marcelo Duarte e Warde Marx
(a montagem da foto é de Antonio Mier)
Em 30 de outubro de 1938, a partir das 8 da noite, uma transmissão de rádio leva pânico aos Estados Unidos. No então horário nobre do rádio, em Nova Iorque, entra no ar mais um Teatro Mercury.

O programa semanal era transmitido pela CBS para uma pequena audiência. Isto até aquela véspera de Dia das Bruxas, quando o jovem diretor Orson Welles adapta para o radioteatro o romance A Guerra dos Mundos.
Ouça no player nossa Interferência neste episódio que mudou a comunicação em todo o mundo. 


A escolha da linguagem jornalística para narrar a chegada de marcianos que usavam um raio mortífero causa tumulto. Quem pegou o episódio começado, pensou que era uma reportagem e imediatamente ligou para familiares e amigos. Logo milhões de ouvintes estavam com seus aparelhos sintonizados na CBS.

Ao rever esse episódio, a Revista Cinelândia, há 50 anos, assim descreve o que se deu naquela noite:
“O pânico começou. Carros corriam a 120 nas estradas, telefones tocavam sem parar, famílias inteiras deixavam suas casas... mobilizou-se a milícia de Nova Jérsei. Do outro lado dos Estados Unidos, em São Francisco, voluntários se apresentavam para defender o país, mulheres e crianças se refugiavam nas igrejas... houve quem se atirasse em um rio de Nova Iorque, ao ouvir que os marcianos desciam a 5ª Avenida.”

Assista ao vídeo com os bastidores do quadro. 



Elenco ensaia antes do programa
Clique aqui e acompanhe todos os episódios do Interferência, desde 2011



sábado, 11 de outubro de 2014

Teatro de Brinquedo: O Leão e o Ratinho, de Esopo


Lucas Teodoro no microfone da Rádio Bandeirantes

A cigarra e a formiga, A tartaruga e a lebre, O Lobo e o Cordeiro... Mesmo que você não se dê conta, conhece uma série de fábulas envolvendo animais.
Estas histórias, que trazem sempre alguma lição para as crianças, teriam sido escritas por Esopo, na Grécia Antiga.

Para este Dia das Crianças, a Rádio Bandeirantes  relembra o Teatro de Brinquedo, que fez sucesso entre a garotada nos anos 40.

O elenco era composto por crianças de 7 a 12 anos. Por isso, também teremos um ator-mirim interferindo em nossa história.
Então, acomode-se na poltrona e bom divertimento!




Se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir.


Ouça todas as edições do quadro Interferência neste blog.


domingo, 7 de setembro de 2014

Curiosidades Bandeirantes - O Homem mais feio do mundo, radioteatro de José Medina

Elenco de radioteatro da Bandeirantes nos anos 1940, sob o comando de José Medina

Primeiro sábado do mês é dia de Interferência no "Você é Curioso?".
Nesse 6 de setembro, a partir de roteiro selecionado pela bisneta de José Medina
Vera da Cunha Pasqualin, reconstituímos os idos tempos do radioteatro na Bandeirantes,
com um elenco de primeira... primeira vez que atua... Ouça (no player) o resultado da
radiofonização do texto "O homem mais feio do mundo", nas vozes de Marcelo Duarte,
Silvania Alves, Vera Pasqualin, Sérgio Miranda e Warde Marx


(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui


O elenco do "Você é Curioso?", da esquerda pra direita: Warde Marx, Vera Pasqualin,
Marcelo Duarte, Silvania Alves, Marcelo Abud e Sérgio Miranda
O nome de José Medina é muito conhecido entre aqueles que estudam ou acompanham a
história do cinema. Ele é pioneiro da 7ª arte em São Paulo, ainda na era do filme mudo.
Cerca de 90 anos depois, o curta-metragem Exemplo Regenerador e o longa Fragmentos
da Vida são exibidos em importantes mostras.

Nos anos 1940, Medina alcança destaque também no rádio, meio em que atua por 18 anos. Entre outras funções exerce as de roteirista e diretor de radioteatro. Na Bandeirantes, escreve cerca de 800 textos, segundo depoimento do próprio artista ao pesquisador Flávio Porto, em 31 de agosto de 77.

José Medina é responsável por revelar nomes como J. Silvestre, que teria sido reprovado em um teste, mas ganha oportunidade para atuar como radioator nas produções da “mais popular emissora paulista”. 


Curiosidades Bandeirantes foi uma das sessões de teatro comandadas por Medina. Assim como toda sua obra, neste programa, ele também tinha a preocupação de educar e de deixar uma mensagem aos ouvintes. É o que acontece nesta radiofonização que acompanhamos agora – ao vivo – com o elenco do “Você é Curioso?”, em que José Medina aborda com ironia um tema muito recorrente nos dias de hoje, o bullying. No áudio desse  “CURIOSIDADES BANDEIRANTES” com a sátira radiofônica, intitulada: “O HOMEM MAIS FEIO DO MUNDO”.

Ouça as edições anteriores do quadro Interferência aqui.

domingo, 3 de agosto de 2014

Radionovela A Felicidade pode Esperar, Rádio Nacional - 1947

Celso Guimarães, Ismênia dos Santos, Saint-Clair Lopes e Dulce Martins
A Felicidade pode esperar foi irradiada pelas ondas da Nacional, em 1947. A radionovela alcança sucesso na interpretação de Ismênia dos Santos, Celso Guimarães, Saint-Clair Lopes, Dulce Martins e Abigail Maia nos principais papéis. A história, escrita por Eurico Silva, célebre autor da era do rádio, também foi adaptada para TV no início de 1959. 

Focalizando o drama de um grande amor e de um enorme desapego, A Felicidade pode esperar... durante muito tempo foi lembrada com saudade pelo público ouvinte de novelas, que soube guardar na memória as cenas que mais alto falam à sua alma. 

 
É uma dessas cenas, que resume o enredo da trama, que você acompanha nesse Interferência. Ouça no player abaixo ou neste endereço.  

Ouça as edições anteriores do Interferência aqui. 


sábado, 5 de julho de 2014

Ary Barroso, o homem da gaitinha


Ary Barroso é conhecido no mundo todo por sua música.
Mas em ano de Copa do Mundo o saudoso mineiro de Ubá também costuma ser lembrado por ter sido o inventor dos efeitos sonoros em transmissões esportivas.

Segundo o biógrafo Sérgio Cabral, autor de No Tempo de Ary Barroso, certa vez o saudoso compositor de Aquarela do Brasil, ao ouvir um jogo narrado por Gagliano Neto desligou o rádio certo de que a partida havia terminado empatada em 2 a 2 entre América e Botafogo. No dia seguinte, ao abrir o jornal, viu que tinha sido 3 a 2 para o Botafogo. Naquele momento, Ary percebeu que às vezes não se ouvia o grito de gol. Naquele tempo, não havia cabine de rádio nos estádios e o narrador ficava no meio da torcida. Como, nos anos 1930, entre as muitas funções que exercia no rádio, também narrava partidas de futebol, passa a buscar uma forma de marcar para o ouvinte a hora do gol. É esta história que você conhece melhor no Interferência, com Marcelo Duarte, Silvania Alves, Sérgio Miranda e Marcelo Abud no elenco.  Ouça no player abaixo. 


Se o player não estiver visível, clique aqui para ter acesso ao áudio.

Originalmente, a cena reconstituída nesse radioteatro foi ao ar no dia 1º de janeiro de 1950, inaugurando a programação especial para a Copa do Mundo daquele ano na Rádio Tupi, de Assis Chateaubriand. 



sábado, 7 de junho de 2014

Radioteatro homenageia 75 anos do Homem Morcego, Batman

Da esquerda para a direita: Marcelo Abud,
Sérgio Miranda, Silvania Alves e Marcelo Duarte.
(O elenco contou ainda com Chico Prado)

Primeiro sábado de cada mês é dia de Interferência no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes. Neste dia 7 de junho, em homenagem aos 75 anos da criação do Batman, adaptamos uma história original da série de 1966 para um radioteatro. Na história, Face Falsa se disfarça de chaveiro para roubar com facilidade a taça Jules Rimet. Aliás, eu mesmo não sabia do primeiro sumiço desse troféu na Copa da Inglaterra, em 66. Descubra mais aqui.

Veja o vídeo que registra a adaptação no estúdio da emissora:



 A edição inteira do programa foi dedicada ao Homem Morcego. A versão em podcast(MP3) pode ser ouvida aqui.

ACESSE TODOS OS ÁUDIOS DA SÉRIE INTERFERÊNCIA NESTE ENDEREÇO.



sábado, 5 de abril de 2014

Interferência - Jerônimo, o Herói do Sertão



No quadro Interferência, que conduzo todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, o destaque desta vez é "Jerônimo, o Herói do Sertão". No elenco da reconstituição de um dos episódios da saga que marcou o rádio e chegou a outras mídias estão, além de mim, os apresentadores do programa Marcelo Duarte e Silvania Alves e o colaborador Warde Marx. Ouça no player abaixo ou clique aqui




Download Music - Listen Audio - Interferência - Jerônimo H...


Assista aqui ao vídeo com os bastidores do Interferência.

De acordo com O Almanaque do Rádio, escrito por Ronaldo Conde Aguiar,...
"Jerônimo era filho de Maria Homem, uma mulher de pulso forte, que lhe ensinou a diferença entre o bem e o mal. O marido de Maria Homem, pai de Jerônimo, era um honesto estancieiro, cujas terras foram invadidas e tomadas por um latifundiário ganancioso e sem escrúpulos, o coronel Saturnino Bragança. O conflito transformou-se numa guerra, e o pai de Jerônimo acabou sendo covardemente assassinado.

A mulher não se abateu e acabou assumindo corajosamente a luta do marido, ganhando então o apelido de Maria Homem. O idealizador e redator de "Jerônimo, o Herói do Sertão", Moisés Weltman, um carioca nascido em 1932 que, desde jovem, se dedicou a escrever novelas e programas para o rádio.
Em 1953, em face do sucesso da novela "A Dama de Negro", apresentada pela Rádio Nacional, Weltman recebeu o Prêmio Revelação do Ano, o que lhe deu a oportunidade de mostrar o projeto a um patrocinador - The Sidney Ross Company, que já patrocinava "As Aventuras do Anjo". A proposta foi logo aceita.
As aventuras de Jerônimo, vivido na Rádio Nacional pelo radioator Milton Rangel, eletrizavam a todos, com enorme audiência. Sempre acompanhado do Moleque Saci (interpretado pelo radioator Cauê Filho) e por sua eterna noiva Aninha (a radioatriz Dulce Martins), o nosso herói tinha alguns inimigos de carteirinha, como o Caveira, um criminoso especializado na arte do disfarce, e o Cobra, um sujeito de maus bofes, assassino confesso e assaltante de bancos.
Jerônimo permaneceu no ar por exatos 14 anos e teve 3.276 capítulos! Jerônimo, o herói dos sertões ia ao ar às 18h35, de segunda a sexta-feira, logo após "As Aventuras do Anjo", num oferecimento de Melhoral."

Clique aqui e acesse os outros áudios da série Interferência.


Acompanhe também a edição especial do "Você é Curioso?" do dia 29 de março de 2014. Diretamente da Avenida Paulista, o programa reuniu um grande elenco (fotos abaixo) para reconstituir o antigo Miss Campeonato, sob o comando de Magalhães Jr. Ouça no player abaixo ou clique aqui:









domingo, 9 de março de 2014

Interferência - O Incrível, Fantástico, Extraordinário programa de Almirante

Parte do elenco do "Você é Curioso?". Da esquerda para a direita:
Guilherme Dominichelli, Sérgio Miranda, Marcelo Abud,
Silvania Alves, Marcelo Duarte e Ward Marx

O quadro Interferência entra em nova fase neste ano de 2014. A partir de agora, todo primeiro sábado do mês, vamos nos dedicar à reconstituição de um radioteatro que marcou época. Entre os destaques, vem aí, Jerônimo, o Herói do Sertão e Guerra dos Mundos.

Na primeira edição desta temporada um elenco de peso deu voz a uma das histórias de terror e assombração que segurava a atenção do ouvinte da Rádio Tupi, nos anos 1940 e 1950. Trata-se de mais uma criação daquele que foi chamado de "a mais alta patente do rádio", Almirante. Confira no player abaixo ou clique aqui para ouvir e baixar o arquivo.


Apesar de se notabilizar pelas biografias de orquestras e músicos brasileiros, às quais se dedicou em atrações como o Curiosidades Musicais, em 1947, ao colocar no ar o Incrível! Fantástico! Extraordinário! alcançou o maior êxito de sua carreira. O programa dramatizava histórias enviadas por ouvintes e ficou no ar durante 11 anos, até Almirante sofrer um derrame, que o faria mudar completamente de vida (dedicando-se a cuidar de seu acervo particular).

Com participações mais do que especiais dos novos colaboradores do "Você é Curioso?", Warde Marx e Sérgio Miranda e com as tradicionais atuações dos apresentadores Marcelo Duarte e Silvania Alves, além de mim, interpretamos o estranho caso do Agradecimento da Noiva Morta. Emocione-se!

Para ouvir as edições anteriores do Interferência, clique aqui