sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A Guerra dos Mundos: vale a pena ver de novo!

Elenco da versão feita em 2014, no programa "Você é Curioso?". Da esquerda para a direita: Sérgio Miranda, Marcelo Abud, Silvania Alves, Marcelo Duarte e Warde Marx (Foto: Antonio Mier)

Olá, Curiosos! Acompanhe mais uma participação no programa que é transmitido todo sábado, das 10h ao meio-dia, no canal "Guia dos Curiosos" do Youtube:

Transcrição do áudio: Se hoje a literatura invade a web, não foi diferente nos primórdios do rádio. Em uma véspera de Dia das Bruxas, uma transmissão deixou os Estados Unidos em choque com a possível chegada dos marcianos à Terra. (Trecho do episódio de nº 100 da série Cold Case, com ênfase para áudio original da transmissão do radioteatro Mercury, em que foi apresentada "A Guerra dos Mundos") O radioteatro que aterrorizou a todos que sintonizaram a CBS em 30 de outubro de 1938 teve direção de Orson Welles. O jovem diretor e ator, que no cinema se tornaria conhecido pouco tempo depois por seu filme Cidadão Kane, havia criado uma adaptação para o livro “A Guerra dos Mundos”, de HG Welles, lançado em 1898.

(Trecho do filme "A Era do Rádio", de Woody Allen)

A estrutura da dramatização, feita como se uma reportagem interrompesse a programação da emissora para trazer um fato urgente e o fato de alguns ouvintes terem sintonizado a atração no meio, foram os motivos para que muitos acreditassem que o que estava sendo transmitido era de fato o fim do mundo. Em 2014, interferimos nesta história, com Warde Marx interpretando o repórter. Relembre no vídeo abaixo o radioteatro na íntegra:


A transcrição do áudio contido no vídeo acima, de 2014, além de uma série de outros links envolvendo essa história (incluindo o áudio original de 1938 e uma versão em português, com participação de William Bonner, quando era estudante de Comunicação na USP), você encontra nesta postagem comemorativa dos 80 anos de A Guerra dos Mundos

Nenhum comentário:

Postar um comentário