domingo, 27 de setembro de 2020

Interferência especial - Humor no Rádio

No dia 26 de setembro de 2020, o “Olá, Curiosos!”, programa que dá continuidade ao “Você é Curioso?” – atração que permaneceu 19 anos no ar pela Rádio Bandeirantes -, tratou de “humor no rádio”.

O recorte foi feito com atrações radiofônicas que fizeram e fazem sátira ao próprio rádio. O destaque principal foi a participação do elenco do “Meio Rádio – podcast de humor”: Caetano Cury, Hugo Vecchiato e Leandro Gouveia. A edição completa, que aliás está imperdível, pode ser acompanhada neste link.

No vídeo abaixo, você confere como foi o quadro Interferência, em que falamos sobre o pioneirismo do PRK-30; da Rádio Camanducaia; do personagem de Chico Anysio, Roberval Taylor e ainda o registro de uma “pegadinha” feita com Salomão Ésper.


Quando o rádio satiriza o rádio

Antes do rádio, esquetes humorísticas já eram comuns no chamado teatro de revista, que trazia crítica aos costumes e sátira política.

Gravações de discos em teatros, com música e piadas, também foram importantes para inspirar a linguagem do humor no rádio.

Cornélio Pires registrou em dezenas de livros o jeito de falar, as músicas e expressões usadas pelos caipiras e foi responsável por lançar as primeiras gravações em disco de música caipira, há quase 100 anos.

Depois que se aposentou do jornalismo, passou a viajar pelo país com seu TEATRO AMBULANTE CORNÉLIO PIRES. Nos causos de Cornélio Pires, o caipira sempre dava um nó em quem se achava esperto, como os políticos.

 

PRK-30

Nas décadas de 1930/40, no Rio de Janeiro, o produtor Renato Murce criou, apresentou e produziu diversas atrações. Uma delas, Piadas do Manduca, reunia no elenco, além do próprio Murce, Brandão Filho, Lauro Borges (Manduca) e Castro Barbosa.

Dali nasce o PRK-20, exibido na Rádio Clube do Brasil. Nos anos 40, a dupla é contratada pela Mayrink Veiga e na nova emissora passa a se chamar PRK 30. Castro Barbosa era o Megatério Nobabo do Alicerce e Lauro Borges, Otelo Trigueiro. Em algumas edições, José Vasconcelos participou como substituto de um dos dois.

PRK-30 satirizava programas de rádio de grande audiência à época, como “Ginástica no Rádio” (Osvaldo Diniz), “Repórter Esso” e “Calouros em Desfile”. Em 45, a atração passa a ser veiculada na Nacional, do Rio, e em 1950 ganha uma temporada na Rádio Record de São Paulo.

 

Rádio Camanducaia

Pai dos programas que misturam humor e futebol, o “Show de Rádio”, uma criação de Estevam Sangirardi, estreou em 1969, na Jovem Pan.

Além de personagens que representavam os times (Comendador Fumagale; Noninha; Lorde Didu du Morumbi;  o mordomo Archibald; O Joca e a Nega; Zé das Docas e Lança-Chamas), uma atração se destacou no Show de Rádio: a Rádio Camanducaia – que falava para a cidade e cochichava para o interior.

Tudo começa quando Odayr Baptista entra no lugar de Eduardo Leporace na equipe do programa. Ele mostrou a ideia da Rádio Camanducaia para Sangirardi quando ainda estava na Bandeirantes, na apresentação do “Arquivo Musical”.

A ideia do nome veio quando Odayr foi a Poços de Caldas e na estrada viu um caminhão em que estava escrito “Água Camanducaia”. Ele achou sonoro e ficou com o nome na cabeça.

No quadro do “Show de Rádio”, a imitação de Fiori Giglioti e os famosos reclames publicitários eram algumas das marcas. A inspiração vem de casas comerciais que existiam em Poços de Caldas, quando ele era criança e ouvia o rádio da região.

No player abaixo ou neste link, você acompanha o episódio 14 da atual temporada do podcast Peças Raras, em que a Rádio Camanducaia e o Meio Rádio foram os destaques: 

 

CHICO ANYSIO E ROBERVAL TAYLOR

Criado nos anos 70 por Arnaud Rodrigues, o personagem Roberval Taylor fez parte de vários programas do Chico Anysio.

O locutor da rádio de Chico City foi inspirado no apresentador de um programa de muito sucesso nos anos 70, O Poder da Mensagem: Hélio Ribeiro (nome artístico de José Magnoli, falecido em 6 de outubro de 2000).

O ponto de partida de Chico era de que todo locutor do interior tem um ídolo na cidade grande. É quando coloca a voz de Hélio Ribeiro no Roberval. A peruca que escolheu era parecida com o cabelo do Hélio, que Chico Anysio só conhecia de ouvir na rádio Bandeirantes.

Hélio não gostou nada da brincadeira, que Chico tinha imaginado como uma homenagem. Na autobiografia que escreveu no anos 90, Chico afirma que Hélio “Andou telefonando, prometeu dar uns Tiros, reclamou muito”.

Deu pano pra manga e chegou a ser noticiado que Chico Anysio havia sido ameaçado de morte, em revistas como a TV Tudo.  

Chico Anysio explicou a Hélio Ribeiro qual era a real intenção e aos poucos ficaram próximos. Daí surge o convite para uma participação de Chico no programa “O Poder da Mensagem”.

Chico relata que os corredores da Bandeirantes encheram-se de gente e eles fizeram o programa juntos.  Na saída do estúdio, o humorista foi ao banheiro e entendeu a razão da bronca de Hélio. Estava escrito no Mictório :

- Roberval Mija Aqui !

Nenhum comentário:

Postar um comentário