sábado, 17 de outubro de 2020

Interferência: O Troféu APCA e todos os vencedores da categoria Rádio

No quadro "Interferência", que é apresentado todo sábado, no "Olá, Curiosos!", no canal do "Guia dos Curiosos" no Youtube, entre 10h e 12h, traz a história de uma das premiações mais valorizadas pela classe artística brasileira. 

O Troféu APCA foi criado em 1956 pela Associação Paulista de Críticos Teatrais e no início escolhia os melhores do teatro e da música erudita. 

No início dos anos 70, já como Associação Paulista de Críticos de Arte, passa a premiar também os destaques nas áreas de literatura, música, artes visuais, cinema, televisão e dança. Em 1980, o teatro infantil e o rádio começam a concorrer ao TROFÉU APCA. Atualmente são 12 categorias contempladas.


O “Você é Curioso?”, embrião deste “Olá, Curiosos!”, foi premiado como melhor programa de Cultura Geral em 2005.

O Grande Prêmio da Crítica daquele ano foi para o ator Paulo Autran, que comandava a coluna Quadrante diariamente pela Bandnews FM. Toda manhã os ouvintes acompanhavam a interpretação única para versos de Cecília Meirelles, Drummond, Olavo Bilac, Alphonsus de Guimarães etc.

As participações de Autran no rádio começaram, ainda na década de 1950, na Rádio MEC do Rio. Em 1965, na antiga Eldorado AM, ganhou mais destaque ao comandar o Cinco Minutos com Paulo Autran.

O ator deixou os ouvintes órfãos ao morrer em 12 de outubro de 2007, aos 85 anos. Como último pedido, solicitou à companheira, a atriz Karin Rodrigues, que tornasse público que havia morrido por causa do cigarro.

O interessante é que com a proliferação dos podcasts é possível encontrar muitos dos boletins de Paulo Autran, em Quadrante, em aplicativos de podcast: https://www.podomatic.com/podcasts/quadrante

 

DETALHES DO TROFÉU

Uma última curiosidade: o atual troféu APCA foi criado em 1998 por Francisco Brennand. Naquele final dos anos 1990, o consagrado ceramista conquista – na categoria Artes Visuais - o prêmio de melhor obra tridimensional.

Até aquela data, sempre um dos nomes premiados em Artes Visuais era convidado a criar um novo troféu.

Desde 1998, a estatueta criada por Brennand permanece como símbolo da premiação da entidade e objeto de desejo entre artistas e profissionais das artes.

O troféu é confeccionado em bronze e tem dimensões de 9cm x 17cm, em formato cônico e com as iniciais F.B. do artista, no seu verso.

Francisco Brennand, que se notabilizou por sua obra em cerâmica, morreu dezembro do ano passado, aos 92 anos.

Abaixo, com pesquisa do crítico de rádio Marco Antonio Ribeiro, você encontra a lista com os vencedores do ano passado (2019). A lista com todos que conquistaram o prêmio na categoria rádio ao longo dos últimos 40 anos está neste link.



RÁDIO - Troféu apca 2019
Programa jornalístico: "Radar Noticioso" - Rede Metropolitana (Vale do Paraíba)
Apresentador (jornalismo): Roberto Nonato (CBN)
Produtor/apresentador (musical - popular): Jones Mendes e Tonho Prado - "Coração Sertanejo" (Nativa FM)
Produtor/apresentador (musical - pop/rock): André Góis - "Hora da Vitrola" (Eldorado FM)
Produtor/apresentador (entretenimento): Domenico Gato, Silvio Ribeiro, Marcos Aguena e Bernardo Veloso - "Morde Assopra" (Energia 97)
Webrádio: “Web Vintage Radio” - https://webvintageradio.com/   

Podcast: “Meio Rádio” - http://meioradio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário