sábado, 24 de outubro de 2020

Interferência: Salomão Ésper completa 91 anos nesta segunda

 

 Salomão Ésper é gente de rádio. Disso não há dúvida. O jornalista, que se aposentou ano passado, costuma associar o Jornal Gente ao principal acontecimento da carreira marcante que ele tem no rádio. O programa que continua no ar, mesmo após Salomão se aposentar e da morte recente de José Paulo de Andrade, foi criado às pressas.

Isso acontece depois de 16 anos em que Vicente Leporace reinava no jornalismo das manhãs da Rádio Bandeirantes. Leporace comandava O Trabuco e tinha enorme repercussão com a ironia e a coragem para emitir opiniões, diante do avanço da ditadura, como suas principais marcas.

No domingo, 16 de abril de 1978, o “Trabuco” falece de edema pulmonar.

No dia seguinte, ao lado de José Paulo de Andrade e do saudoso Joelmir Beting, Salomão Ésper entra para a equipe do jornal que substitui O Trabuco.

À Salomão, cabe o anúncio da entrada no ar do Jornal Gente...

O sucesso da primeira fase do Jornal Gente pode ser creditado às diferentes personalidades dos apresentadores que permaneceram a maior parte na condução do programa. 

A formalidade e jeito enérgico de Zé Paulo e o estilo gentil e conciliador de Salomão tornavam as duas horas no ar agradáveis aos ouvintes, que se sentiam representados na conversa e ainda contavam com os comentários precisos e bem-humorados de Joelmir Beting. 

Há mais de 40 anos no ar, o Jornal Gente hoje tem uma nova equipe. Joelmir Beting morreu em 29 de novembro de 2012. José Paulo de Andrade foi uma das vítimas do novo Coronavírus em julho deste ano de 2020. 

Felizmente Salomão Ésper permanece como a memória viva do rádio brasileiro. O jornalista deixou o Jornal Gente em fevereiro de 2019. Mas, ao completar 91 anos de idade neste dia 26 de outubro, Salomão pode ser visto constantemente em lives, como as da Academia Paulista de Jornalismo.



Acompanhe também outros áudios com Salomão Ésper, na homenagem que fizemos no podcast Peças Raras, no ano passado: 



Este áudio histórico (no player abaixo) traz uma homenagem surpresa feita a Salomão, em 2013. Ouça ou relembre essa edição inesquecível do "Você é Curioso?". Acompanhe a edição completa do programa.





Acompanhe um dos momentos mais interessantes do programa, em que Salomão é surpreendido com um texto e dá uma leitura poética a ele. Só ao final, os apresentadores Marcelo Duarte e Silvania Alves revelam que aquele texto era nada menos do que ... Confira no vídeo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário